Este Natal tive tempo de fazer um catchup das notícias (aliás, já devem ter reparado eheh). Esta minha demora em escrever fica pautada por uma presença em Luanda, Angola, e por uns pesadíssimos comprimidos que tive que tomar (e tolerar!! mal ou bem..). Na foto abaixo deixo uma paisagem imensa, algures a meio da viagem, que se estendia para além da curva do horizonte, que foi a primeira sensação dual provocada por África: tão grande e tão... deserto.
Tive tempo também para um cinema: andava a criticar o facto da oferta não ser nada por aí além, mas fui ver o Avatar, versão em 3D, e.... bem... ainda estou a processar. Neste momento é o meu filme preferido, o que cataloga James Cameron como o melhor realizador, desta vez sem dúvida nenhuma!
Cruzei-me com o Mr. Stanley Jordan a interpretar Stairways to Heaven no pian... perdão, na guitarra! O melhor é mesmo ver :)
E agora umas mais antiguitas, que tinha para aqui guardadas.
Andava farto de ter que lançar 3 ou 4 ferramentas para fazer desenhos para a malta, e dei de caras com estas duas aplicações que talvez venham a simplificar-me/nos a vida: O Gliffy, que já parece integrar com o MediaWiki, e o yUML, que também integra. O caminho há-de ser algures por aí - ou então usar o Google Presentation?
Já uma vez me tinha questionado sobre a complexidade da nossa voz face à simplicidade de um tom/nota acústica, mas nada como isto: estes senhores conseguiram reproduzir voz usando um piano! Bom, e mais qualquer coisinha, é certo...
Noutra frente, e depois de já ter gasto alguns minutos (juro!) a reviver Quake Live, cruzei-me acidentalmente (juro, juro!) com um clássico que merece a atenção, especialmente por ser todo em DHTML/Javscript: o viciante Lemmings!
De volta aos sistemas, andei a experimentar o netconsole. Isto é giro, mas como não deu para usar o logger para escrever para o ring buffer (dmesg), tive que experimentar com um módulo de kernel dummy - e só subindo o nível, com KERN_ERR...!
As férias foram tão grandes que voltei a explorar alguns chapéus coloridos: dei de caras com o fwknop para port knocking, andei a fazer experiências com o ettercap, e li uns artigos giros onde sempre se aprendem mais uns programitas, como no artigo 20 Linux System Monitoring Tools Every SysAdmin Should Know.